Hospital Fernando Fonseca. Cirurgia Plástica/Referenciação Serviço de Urgência.
Processo R-4250/08 (A6)
Destinatário: Presidente do Conselho Directivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, I.P.
Assunto: Hospital Fernando Fonseca. Cirurgia Plástica/Referenciação Serviço de Urgência.
Recebeu-se uma exposição no interesse de um utente do Serviço Nacional de Saúde que, após acidente de trabalho que ocasionou a amputação de dois dedos da mão direita, deu entrada no Hospital de São José no dia 24 de Abril de 2008, no período da manhã, tendo sido reencaminhado para o Hospital Fernando Fonseca com a indicação de que era o Hospital da sua área de residência. Aí chegado foi feita triagem, sendo reenviado o doente para o Hospital de São José, uma vez que não se dispunha de meios para atendimento.
Durante a instrução do processo, apurou-se junto do Hospital Fernando Fonseca que «o doente deu entrada no H de São José no dia 24 de Abril pelas 9h18m, terá sido observado pelo Dr. […] que “por o doente ser da área do Hospital Amadora Sintra (HFF)”, o transferiu para o nosso Hospital sem o ter tratado e sem que tenha estabelecido contacto prévio com a nossa Unidade.»
O reenvio para o Hospital de São José terá sido determinado pela inexistência de cirurgiões disponíveis para o atendimento no Hospital Fernando Fonseca, indicando-se que naquela unidade hospitalar estariam escalados cirurgiões plásticos para atendimento urgente. Lamenta o Hospital Fernando Fonseca que estas situações aconteçam, por falta de coordenação entre Hospitais.
Por sua vez o Centro Hospitalar de Lisboa Central E.P.E., através do ofício com a referência n.º 000036, datado de 7 de Janeiro p.p., de que se junta cópia em anexo, apresenta a sua versão da situação.
De todo o exposto resulta a ausência de coordenação entre os referidos Serviços de Saúde o que motivou a minha intervenção no sentido do esclarecimento para o futuro da articulação destas Instituições.
Com esse intuito, o Hospital Fernando Fonseca dirigiu a V.ª Ex.ª o ofício com a referência CA 18/09, datado de 10 de Fevereiro p.p. com a intenção de esclarecer a contratualização existente e posteriormente clarificar a articulação com o Centro Hospitalar de Lisboa Central E.P.E..
Em face de todo o exposto, muito agradeço a V.ª Ex.ª informação sobre o encaminhamento dado ao ofício do Hospital Fernando Fonseca, tendo em conta a sua importância vital para o esclarecimento dos critérios de referenciação e por forma a obstar que situações como a descrita não voltem a ter lugar.