Provedoria de Justiça no Fórum Social 2024 das Nações Unidas sobre “Direitos Humanos e Financiamento do Desenvolvimento”


A Provedoria de Justiça, Instituição Nacional de Direitos Humanos (INDH), participou no Fórum Social 2024 das Nações Unidas, realizado nos dias 31 de outubro e 1 de novembro, em Genebra. O evento, no qual participou Sofia Duarte, responsável pelo Gabinete de Direito e Relações Internacionais, contou com representantes de governos, INDH e organizações da sociedade civil de vários países, entre outros.

Sob o tema “Direitos Humanos e Financiamento do Desenvolvimento,” o Fórum destacou a indissociabilidade entre a promoção dos direitos humanos e o desenvolvimento sustentável. Destacou-se a necessidade de uma arquitetura financeira internacional mais justa e inclusiva, que permita canalizar os recursos essenciais para áreas prioritárias como saúde, educação e proteção social.

Realizado um mês após a aprovação do Pacto para o Futuro, o Fórum Social 2024 serviu como plataforma de preparação para a 4.ª Conferência sobre Financiamento do Desenvolvimento, que terá lugar em 2025, em Sevilha. A presença de INDH realçou a importância do contributo destas instituições, como defensoras dos direitos humanos, na implementação da Agenda 2030, com o propósito fundamental de colocar os direitos humanos no centro da definição das políticas públicas e da reforma da arquitetura financeira internacional.