Dia Internacional dos Direitos Humanos. Provedora de Justiça participa em conferência internacional na Eslovénia
A Provedora de Justiça participou na conferência internacional de alto nível sobre a eficácia da ação dos Ombudsmen e das Instituições Nacionais de Direitos Humanos (INDHs), que decorreu em Bled, Eslovénia, nos dias 5 e 6 de dezembro. Este evento assinalou o 30.º aniversário do Ombudsman da República da Eslovénia e reuniu participantes de diversos países para debater os desafios contemporâneos na promoção e proteção dos direitos humanos.
Maria Lúcia Amaral interveio como oradora no painel inaugural, subordinado ao tema “Promoção eficaz dos direitos humanos: será necessário reforçar o impacto e a eficácia dos Ombudsmen e das INDHs?”. Sublinhou o papel destas instituições capazes de utilizar os seus soft powers para mediar conflitos, enfrentar crises e promover valores universais de forma mais ágil, respondendo aos desafios impostos pela fragmentação social e política dos tempos contemporâneos.
A Provedora de Justiça esteve presente ainda numa receção oficial no Palácio Presidencial em Liubliana, oferecida pela Presidente da República da Eslovénia, Nataša Pirc Musar. A ocasião celebrou não só o aniversário do Ombudsman esloveno, como também o Dia Internacional dos Direitos Humanos, que se comemora em 10 de dezembro, promovendo o diálogo e a cooperação internacional nesta área.
Nesta conferência estiveram representadas instituições de mais de 20 países, incluindo defensores dos direitos humanos, académicos e especialistas em diversas áreas como a inteligência artificial. Entre os temas debatidos destacaram-se a transição digital, as alterações climáticas e a necessidade de abordagens inovadoras para reforçar os valores democráticos e os direitos fundamentais.