Empresas e Direitos Humanos. Provedora-Adjunta reeleita representante da Europa no Grupo de Trabalho do GANHRI
A Provedora-Adjunta, Teresa Anjinho, foi reeleita para continuar a representar a Europa no Grupo de Trabalho sobre Empresas e Direitos Humanos da Aliança Global das Instituições Nacionais de Direitos Humanos (GANHRI).
Sob proposta da Provedora de Justiça de Portugal, a reeleição de Teresa Anjinho, pelos membros da Rede Europeia de Instituições Nacionais de Direitos Humanos (ENNHRI), teve lugar à margem do 10.º Fórum da ONU sobre Empresas e Direitos Humanos, que decorreu de 29 de novembro a 1 de dezembro de 2021.
O Fórum reúne desde que, em 2011, o Conselho de Direitos Humanos da ONU aprovou e formalizou os princípios orientadores da ONU para as Empresas e Direitos Humanos (UNGPs), juntando anualmente representantes de governos, empresas, investidores, grupos comunitários e sociedade civil, sindicatos, academia, a par de responsáveis de órgãos da ONU e de instituições nacionais de direitos humanos.
Visa, entre outros, promover a valorização da diversidade nas empresas, comprometer os líderes empresariais com a agenda dos direitos humanos e estimular o trabalho digno, contribuindo, deste modo, para a redução das desigualdades e um desenvolvimento sustentável.