Aliança Global de Instituições Nacionais de Direitos Humanos (GANHRI)
A Aliança Global de Instituições Nacionais de Direitos Humanos (GANHRI) é uma associação internacional criada em 1993 que congrega Instituições Nacionais de Direitos Humanos de todo o mundo, agrupadas em quatro regiões – África, América, Europa e Ásia e Pacífico.
Esta organização tem por missão apreciar a conformidade das Instituições Nacionais de Direitos Humanos com os Princípios de Paris, através de um processo de acreditação e de reacreditação de que podem resultar três classificações: A (plenamente conforme), B (alguns aspetos não conformes) e C (não conforme).
A GANHRI inclui como membros votantes as Instituições acreditadas com estatuto A e como membros não votantes as Instituições acreditadas com estatuto B.
Para além da partilha de conhecimentos, de informações e de comentários sobre várias questões atinentes aos direitos humanos, a cooperação no quadro da GANHRI compreende a participação nas Assembleias Gerais anuais e Conferências Internacionais bienais, bem como em outros encontros de âmbito regional ou em grupos de trabalho tematicamente especializados.
Paralelamente à organização geográfica adotada pela GANHRI, outros encontros e iniciativas de cooperação vão surgindo, fruto das perspetivas e desígnios de cooperação dinamizados, em cada momento, pelas próprias Instituições.
Para saber mais sobre a GANHRI, visite aqui o respetivo sítio de Internet.