Marrocos: Provedor reúne com homólogo e participa num Fórum sobre Direitos Humanos
O Provedor de Justiça, Alfredo José de Sousa, participou no 1º Encontro de Instituições Nacionais de Direitos Humanos Árabe-Ibero-Americanas, promovido pelo Conselho Consultivo para os Direitos Humanos de Marrocos. Um dos principais objectivos desta reunião foi o de criar uma plataforma de diálogo e intercâmbio, estimulando o conhecimento mútuo e a cooperação entre estes três espaços geográficos no domínio dos direitos humanos, tendo por base o relacionamento histórico-cultural e a cooperação já existente nos campos político e económico.
Para além do Provedor de Justiça português e do Defensor del Pueblo espanhol – que representaram o espaço ibérico – participaram neste encontro representantes das Instituições Nacionais de Marrocos, Argélia, Mauritânia, Egipto, Palestina, Qatar, Oman, Equador, Argentina, Venezuela, México, Nicarágua e Salvador.
No quadro de uma ronda de apresentações mútuas, o Provedor de Justiça português expôs alguns dos traços mais marcantes da instituição portuguesa.
No plano temático, foram debatidos alguns assuntos de interesse e/ou preocupação comum, com especial destaque para os direitos económicos, culturais e sociais e a justiça transitória. No decorrer deste encontro que se realizou em Casablanca (em 12 e 13 de Outubro de 2010), foi decidida a criação de um Comité de Seguimento, que deverá assegurar a continuidade deste diálogo árabe-ibero-americano, designadamente por via de futuras reuniões e projectos concretos de cooperação.
Ainda no quadro da sua deslocação a Marrocos, o Provedor de Justiça realizou, nos dias 14 a 16 de Outubro, uma visita de trabalho à instituição de trabalho à instituição homóloga marroquina, Diwan Al Madhalim, sedeada em Rabat.
O encontro incluiu uma reunião de trabalho com o actual Wali al Madhalim, Moulay M’Hamed Iraki, na qual foram apresentadas as duas instituições, salientando-se os traços comuns e afirmando-se o objectivo de reforço da cooperação entre ambas.
Seguiu-se uma visita ao Conselho Consultivo dos Direitos Humanos de Marrocos, na qual o Provedor de Justiça teve oportunidade de reunir novamente com o Presidente, Ahmed Herzenni, para discutir alguns aspectos relativos ao trabalho de ambas instituições, nomeadamente no plano internacional.
Por fim, o Provedor de Justiça reuniu com o Presidente da Instância Central de Prevenção da Corrupção, Abdesselam Aboudrar, bem como alguns outros dirigentes da organização. De notar que o Wali Al Madhalim integra a Assembleia Plenária desta instituição. Durante a reunião, apresentaram-se a orgânica, competências e funcionamento da Instância Central, tendo o Provedor de Justiça explicado os principais aspectos do quadro legislativo e institucional português para prevenção e combate da corrupção.