Provedor de Justiça apoia “Semana ADVOGAR pela Cidadania”
Semana ADVOGAR pela CidadaniaFóruns temáticos e 2ª Edição do Dia da Consulta Jurídica
De 18 a 22 de Junho, o Conselho Distrital de Lisboa (CDL) realiza a Semana ADVOGAR pela Cidadania, que integra a 2.ª Edição do Dia da Consulta Jurídica, alargando o seu raio de acção através da promoção fóruns de discussão.
Esta iniciativa tem na sua origem o Dia da Consulta Jurídica Gratuita, realizado a 18 de Maio de 2006, e que teve uma forte adesão por parte de advogados e cidadãos. Com o objectivo de proporcionar aos cidadãos o acesso ao direito através da informação e consulta jurídicas, em 2006 o Dia da Consulta Jurídica Gratuita registou:
– 1047 consultas jurídicas;- 1054 cidadãos esclarecidos e informados;- 234 advogados disponíveis para prestar gratuitamente
Em 2007, o CDL lança a 2.ª Edição do Dia da Consulta Jurídica inserida numa semana de actividades, que têm como objectivo fomentar o debate e reflexão sobre temas prementes na sociedade e cuja concretização se apoia de forma inequívoca no direito.
A Semana ADVOGAR pela Cidadania apresenta-se da seguinte forma:
Fórum de Discussão “Cidadania e Participação Cívica”
18 de Junho
17.30
Palácio da JustiçaRua Marquês da Fronteira
Fórum de Discussão “Direitos Humanos Fundamentais”
19 de Junho
17.30
Tribunal da Relação de LisboaRua do Arsenal
Fórum de Discussão “Responsabilidade Ambiental”
20 de Junho
17.30
Anfiteatro dos Jardins da Fundação GulbenkianAvenida de Berna
2ª Edição de Dia da Consulta Jurídica Gratuita
21 de Junho
09.00às20.00
Várias comarcas do distrito judicial de Lisboa
Conferência de Encerramento
22 de Junho
16.00
Salão Nobre da Ordem dos AdvogadosLargo de S. Domingos
À semelhança do ano passado, a 2.ª Edição do Dia da Consulta Jurídica pretende criar gabinetes de consulta jurídica em vários locais do distrito judicial de Lisboa, que funcionarão exclusivamente no dia 21 de Junho. Os gabinetes serão assegurados por Advogados e Advogados Estagiários (a frequentar a fase complementar do estágio), que se disponibilizarem de forma voluntária e gratuita para prestar informação e consulta jurídicas.
Mais informações em www.oa.pt/lisboa.