Provedor de Justiça assinala o Dia Mundial de Sensibilização sobre a Prevenção da Violência contra Pessoas Idosas
Depois de uma vida de trabalho, muitas são as pessoas que, no outono dos seus dias, não encontram o amparo e a ajuda de que necessitam. O ininterrupto avançar da idade traz novos desafios em um momento da vida em que os cidadãos poderão estar mais vulneráveis. E, a par da vulnerabilidade provocada pelo acumular de anos de vida, não raras vezes somam-se outras fragilidades geradas pela doença que se apoderou de um corpo, de uma mente ou de ambos. São, pois, específicos os problemas que afetam as pessoas mais idosas. São dúvidas, pedidos de informação e procura por concretas respostas que motivam o recurso à Linha do Cidadão Idoso, uma forma de contacto de Provedor de Justiça especialmente destinada ao tratamento de questões relacionadas com os mais velhos e disponível, de modo gratuito, pelo número 800 20 35 31.
Chegam, de igual modo, ao conhecimento deste órgão do Estado situações de afronta aos direitos fundamentais das pessoas idosas. Comportamentos que, em um gesto, em uma palavra ou em uma ausência, são violentos. Ofensivos de uma vida. Hostis para com a saúde. Nocivos para o património. Lesivos, em suma, de uma segurança que, nem sempre, o aconchego do lar proporciona e que encontra na família, nos cuidadores ou em terceiros não o braço amigo de que carecem, mas o mau trato que ninguém deseja.
O Provedor de Justiça, defensor dos direitos humanos, assinala, com esta breve mensagem, o Dia Mundial de Sensibilização sobre a Prevenção da Violência contra as Pessoas Idosas que hoje se comemora, condenando todo e qualquer comportamento que viole os seus direitos fundamentais. Porque a promoção e defesa dos direitos humanos não tem fronteiras, também como Presidente da Federação Ibero-Americana de Ombudsman – e, por isso, representando 103 instituições de 20 países que, na Península Ibérica e na América latina, comungam a tutela de tais direitos – evoca a data e expressa a sua preocupação para com a violência que, de diversas formas, marca muitas pessoas.