Provedora de Justiça participa na Assembleia Geral e no Congresso da FIO – Federação Iberoamericana de Ombudsperson
A Provedora de Justiça, Maria Lúcia Amaral, e a Provedora-Adjunta, Estrela Chaby, participaram na XXVIII Assembleia Geral Ordinária e no XXVII Congresso anual da Federação Iberoamericana de Ombudsperson (FIO), que decorreu entre os dias 3 e 5 de outubro, em Barranquilla, Colômbia.
A agenda de trabalhos incluiu as reuniões das Redes temáticas e Grupos de Trabalho da FIO, o Congresso anual subordinado ao tema “Independência e Autonomia na Magistratura Moral: Fundamentos Essenciais da Democracia» e a reunião da Assembleia Geral Ordinária.
A FIO é uma associação internacional criada em 1995, em Cartagena das Índias, Colômbia, que tem por objetivos primaciais a cooperação, a troca de experiências e a promoção, difusão e reforço da instituição do Ombudsman no espaço geográfico iberoamericano, ampliando e fortalecendo a cultura dos Direitos Humanos nos países cujos Ombudsperson façam parte da FIO.
O Provedor de Justiça é seu membro fundador. Integram hoje a FIO mais de cem defensores del pueblo, procuradores, provedores e presidentes de comissões públicas de direitos humanos, de vinte e dois países iberoamericanos, de âmbitos nacional, estatal, regional-autonómico, provincial e municipal.
Pode saber mais sobre a FIO, clique aqui.