Provedora de Justiça participa na reunião anual do Conselho de Administração do IOI-Instituto Internacional do Ombudsman

A Provedora de Justiça, Maria Lúcia Amaral, participou na reunião anual do Conselho de Administração do IOI – Instituto Internacional do Ombudsman, que decorreu entre 10 e 12 de maio em Nova Iorque.

No quadro da reunião, foi assinado um Memorando de Entendimento entre o IOI e o Instituto das Nações Unidas para a Formação e Investigação (UNITAR), com vista a desenvolver e implementar atividades de formação para capacitar as instituições do Provedor de Justiça e para as familiarizar com a ONU. Ao mesmo tempo, o Memorando de Entendimento permitirá ao IOI implementar campanhas de informação para que os organismos e representantes da ONU possam compreender melhor o conceito de Provedor de Justiça e o amplo mandato  que detém nas várias regiões do mundo.

Maria Lúcia Amaral foi eleita, em 2020, para a Direção da Região Europeia e, em simultâneo, para o Conselho de Administração internacional do IOI.

Estabelecido em 1978, o IOI constitui a única organização com vocação global para a cooperação entre Ombudsman. Os seus membros incluem não só os Ombudsman (membros institucionais), mas também outras pessoas ou agências que, não detendo essa qualidade, estejam interessadas ou envolvidas em atividades com ela relacionadas (membros associados). A par dos encontros e iniciativas de âmbito mundial, existem atividades descentralizadas por seis Regiões – entre as quais a da Europa, onde o Provedor de Justiça português se enquadra.

Para saber mais sobre o IOI, clique aqui. 

2022-05-13