Provedoria de Justiça lança o concurso “O Futuro dos Direitos é Agora” em parceria com a Comissão Nacional da UNESCO

Assinalando o Dia Internacional da Educação, que hoje [24 de janeiro] se celebra, a Provedoria de Justiça, em parceria com a Comissão Nacional da UNESCO e a sua Rede de Escolas Associadas, apresenta o concurso “O Futuro dos Direitos é Agora”. Esta iniciativa, integrada nas comemorações dos 50 anos do Provedor de Justiça em Portugal, tem como objetivo sensibilizar crianças e jovens, com idades entre os 6 e os 18 anos, para os direitos humanos através da expressão artística.

O concurso desafia os participantes a refletir sobre o que significam os direitos humanos e a materializar as suas ideias em obras originais e inéditas, utilizando formatos como o desenho, a pintura, a fotografia, o vídeo, entre outros. Pretende-se, desta forma, promover valores fundamentais como a igualdade, a justiça e a tolerância, estimulando simultaneamente o debate e a criatividade nas escolas e nas comunidades.

Os trabalhos devem ser submetidos até ao dia 15 de maio de 2025, através do endereço de correio eletrónico concursodh.2025@provedor-jus.pt. As melhores criações serão expostas na sede do Provedor de Justiça, no Palácio Vilalva, em Lisboa, e serão divulgadas no site oficial da Provedoria de Justiça. Os três primeiros classificados de cada escalão etário serão ainda distinguidos com prémios especiais. Para mais informações e consulta do regulamento completo, pode clicar aqui.

2025-01-24